quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ancilostomose



A Ancilostomose é provocada por três tipos de verme: o Necator americanus e outros dois do gênero Ancylostoma. As fêmeas liberam ovos no intestino delgado, que são expulsos pelas fezes e eclodem entre cinco e dez dias, tornando-se larvas infectantes.
Na terra quente e úmida, dos ovos saem larvas que procuram um hospedeiro humano. 
Os primeiros sintomas da infecção são: palidez, desânimo, dificuldade de raciocínio, cansaço e fraqueza, provenientes da falta de ferro (anemia) no organismo.
O diagnóstico é feito pela observação de ovos nas fezes com auxílio de microscópio. O tratamento consiste na utilização de fármacos como mebendazol e pirantel. A prevenção é feita com medidas sanitárias e educativas.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Giardia

                                                                            Giardia
Apresenta duas formas evolutivas, o trofozoíto e o cisto. O Gênero Giardia inclui flagelados parasitos do intestino delgado de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, tendo sido, possivelmente, o primeiro protozoário intestinal humano a ser conhecido.

domingo, 26 de agosto de 2012

Leishmaniose

               
                                                                    Leishmaniose

                     

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ascaridíase


Este é o ciclo da ascaridíase. Se as medidas preventivas nao forem tomadas uma  pessoa pode ser infestada por esse parasita.

A prevenção é feita através da educação em saúde e de saneamento básico, ingerir vegetais cozidos, lavar bem e desinfetar verduras cruas, manter a higiene pessoal e na manipulação de alimentos.
Sao cuidados básico, mas que podem fazer uma grande diferença.

Introdução à parasitologia

O que é parasitologia 
A parasitologia é uma ciência, da área de saúde, auxiliar da medicina e veterinária. Esta ciência atua no estudo dos parasitas invertebrados, protozoários e algumas espécies de parasitas vertebrados.

Esta ciência tem como objetivos principais:

- Tratar dos sintomas provocados por parasitas;
- Desenvolver tratamentos contra os parasitas;
- Identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias;
- Criar métodos de profilaxia das doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais.

Os especialistas em parasitologia precisam conhecer muito bem o ciclo de vida dos parasitas, as formas de infestação e os fatores que influenciam na distribuição e densidade dos parasitas.

Esta ciência é muito importante, pois muitos parasitas podem provocar doenças complicadas, levando o indivíduo afetado, se não tratado adequadamente, à morte.
Principais doenças provocadas por parasitas (parasitoses): 

Amebíase
Leishmaniose
Giardíase
- Tricomoníase
- Malária
- Toxoplasmose
Esquistossomose
- Teníase
- Cisticercose
- Enterobiose
- Filariose
- Ancilostomose
Ascaridíase